O guia definitivo: 15 passos para organizar uma festa incrível

Para organizar uma festa você precisa de tempo, criatividade e muito planejamento. Além disso, pode ser bem estressante! Existe muita coisa para ser feita, e se você deixar para a última hora, será fácil esquecer os pontos mais importantes. Por isso é essencial saber todos os passos para uma boa organização.

Em primeiro lugar, comece com as perguntas básicas, que te ajudarão a identificar exatamente como você gostaria que sua festa fosse.

  • Para quem é a festa? (quais são os seus convidados e do que eles vão gostar);
  • Qual é o propósito da sua festa?
  • Que tipo de festa vai ser? 
  • Qual é o seu orçamento?
  • Qual a data? 
  • Quantos convidados estarão lá?
  • Qual é a localização?   

Parece muita coisa, não é? Calma! Nós vamos te ajudar em tudo. Aqui vai o nosso guia com as principais dicas para você planejar uma festa incrível! 

1. Escolha o tema da sua festa

Bolo, copos, talhares e pratos descartáveis, canudos e docinhos com tons de roxo e rosa. Produtos Bello Festas.
Festa com tema em tons das cores roxo e rosa. Produtos Bello Festas

Isto é importante porque você realmente não pode planejar nada antes de escolher o tema da festa. Existem muitos temas para você escolher!

A maioria das festas se enquadra em uma das categorias a seguir:

  • Aniversários de crianças;
  • Aniversários de adultos e aniversários de casamento;
  • Ocasiões especiais (chá revelação, despedida de solteiro(a), casamentos, etc);
  • Eventos sazonais (Natal, Dia dos Namorados, véspera de Ano Novo, etc).

Dentro dessas categorias é possível utilizar muitos temas, inclusive vários deles servem todas elas. Se você for fazer uma festa de verão com um tema tropical, por exemplo, é um tema sazonal que fica ótimo para aniversários, mas também combina com casamentos e vários outros tipos de eventos. Clique aqui para ler o post no blog que já fizemos sobre esse tema coringa. Para esse tipo de festa você pode investir em decorações do tipo “faça você mesmo” (DIY) como, por exemplo, este lindo centro de mesa feito com balões com folhas. 

Invista nas cores como tema

Um tema pode ser também apenas uma combinação de cores, uma cor única ou até um elemento que sirva como ponto de referência relevante para a ocasião. É o tema que vai ajudar a moldar o visual, combinar a decoração e dar a vibração para a sua festa.

Copos, talhares e pratos descartáveis e canudos com tons de roxo e rosa. Produtos Bello Festas.
Descartáveis e canudos Bello Festas com as cores roxo e rosa

2. Combine os copos e talheres com seu tema

Copos, talhares e pratos descartáveis e canudos com tons de roxo e rosa. Produtos Bello Festas.
Copo descartável, canudo estrelas e talheres Bello Festas que combinam com tema de festa com as cores roxo e rosa

Com o tema definido, fica fácil combinar os talheres, copos e canudos descartáveis nas mesas. Além de facilitar muito a vida na hora da limpeza após a festa (já que tudo será descartado rapidamente), usar artigos descartáveis contribui para  criar uma decoração perfeita e prática ao mesmo tempo.

Veja mais opções de produtos descartáveis para a sua festa clicando aqui

3. Defina o seu orçamento

Em seguida, decida quanto você deseja ou pode gastar. Isso é muito importante porque o custo pode aumentar quando você compra por impulso. A melhor maneira de evitar gastos excessivos é definir um orçamento e cumpri-lo.

Quanto você deve gastar em uma festa? Isso é você quem determina. Considere que dentro deste orçamento deve ser incluído o valor das bebidas, da comida, aluguel do espaço (se não for feita em casa), música, flores e decorações. Pense primeiro nas bebidas, pois o álcool pode ser uma despesa importante. Não sinta que precisa estar tão bem abastecido quanto um restaurante. Seja criativo com suas escolhas para limitar os custos. 

4. Defina uma data

  • Esta é uma festa recorrente, como um aniversário? Nesse caso, considere definir a data para um fim de semana em vez de um dia de semana.
  • Verifique se os feriados e outros eventos importantes não coincidem com a data da festa.
  • Certifique-se de que o dia funcione para os convidados que você considera mais importantes.
  • Comece considerando um horário de início e fim para sua festa.
  • Certifique-se de informar às pessoas quando será  a data com algumas semanas de antecedência (pelo menos três) para que elas possam ter a data livre. 

5. Escolha seu local e prepare a lista de convidados

Estes são os detalhes essenciais que precisam ser resolvidos no início. Organizar sua festa em casa e limitar a lista de convidados a um número razoável é uma das melhores maneiras de economizar na hora organizar uma festa. Mas se você pode se dar ao luxo de ser um pouco mais extravagante, por que não alugar um local?

Pense em quantas pessoas cabem no espaço que você escolheu e tente encontrar uma forma de misturar as pessoas para que elas conversem entre si. A participação esperada geralmente está em torno da marca de 70 a 80% das pessoas que você chamou.

6. Faça a festa do lado de fora

festa ao ar livre

Se o tempo permitir, dar uma festa ao ar livre vai te ajudar a economizar muito dinheiro na decoração da festa! Nem precisa ser um local mágico. Seu quintal provavelmente funcionará muito bem! Coloque alguns enfeites nas árvores, luzes cintilantes de Natal se for uma festa noturna ou espalhe alguns balões e pronto! A decoração da festa está feita! Além disso, sabemos que a pandemia ainda não acabou, e o risco de contrair COVID-19 é menor em ambientes externos do que em ambientes fechados. 

7. Envie seus convites

Não adianta planejar uma festa se você não avisar as pessoas com antecedência suficiente para elas estarem disponíveis na data. Procure enviar seus convites cerca de três semanas antes da festa para evitar que as pessoas façam outros planos. Ah! Aproveite para mandar um convite que já defina o clima da festa.

E quando for enviar os convites, certifique-se de incluir um RSVP (expressão francesa que traduzida para o português, significa “Responda, por favor”). E não hesite em ligar para as pessoas para obter respostas, afinal você precisa saber quantas pessoas vão para calcular as quantidades corretas de comida e bebida.

8. Compre decorações para a sua festa

As decorações adicionam muita emoção a qualquer festa. Serpentinas, balões e faixas são apenas algumas das decorações tradicionais de festas que as pessoas adoram. É aqui que começa a verdadeira diversão! Decida se você quer uma festa mais simples ou sofisticada. E, claro, escolha decorações que combinem com o tema da sua festa.

Os balões, além de serem ótimos objetos decorativos, podem ser usados de várias maneiras! Eles têm a capacidade única de impressionar pessoas de todas as idades. Não importa a ocasião, eles são uma decoração de festa por excelência. Balões ficam simples e lindos decorando uma piscina no caso de uma Pool Party.

Balões coloridos sobre a água da piscina

Mas podem também ficar muito sofisticados quando colocados em forma de arco em uma festa de noivado. Com todos os diferentes tipos e maneiras de usá-los, é só escolher os seus balões preferidos e usar a sua criatividade!

Arco de balões nas cores rosa, branco e dourado. Decoração sofisticada.

BALÕES DE VÁRIAS CORES E TAMANHOS VOCÊ ENCONTRA CLICANDO AQUI

9. Encontre uma peça central exclusiva (o bolo funciona muito bem)

Quando seus convidados entram em sua casa ou no local de festa, seus olhos devem ser atraídos para uma peça central. O bolo é sempre uma peça central de festa confiável. E se você está planejando uma festa de aniversário, de casamento ou um chá revelação, o bolo já é um elemento que não pode faltar! 

Encomende o bolo com algumas semanas de antecedência para se certificar de que estará pronto a tempo. Se for fazer o seu próprio, é uma boa ideia experimentar as novas receitas antes da data para evitar desastres na cozinha! Se você não é bom confeiteiro, pode comprar um bolo pronto ou pegar um bolo simples e incrementá-lo com uma cobertura e com velas que dão um efeito especial, como no bolo abaixo.

Bolo branco com quatro velas chama estrelar em cima do bolo. As velas são um produto Bello Festas.
Vela Chama Estrelar Bello Festas

VELAS DE VÁRIAS CORES, TAMANHOS E TIPOS VOCÊ ENCONTRA CLICANDO AQUI

10. Planeje a comida e as bebidas da festa 

Esteja você com orçamento limitado ou não, planeje que comida de festa você precisará para garantir que terá o suficiente para alimentar todos. Buscar tudo três dias antes da festa é tempo suficiente para garantir que você tenha o que precisa e que tudo esteja fresco no dia da festa. Os jantares combinam bem com pratos mais elegantes, enquanto salgadinhos fazem sucesso nas festas de aniversário. Pense no tom da sua festa e tente criar um menu que complemente o clima.

Considere a possibilidade de preparar uma mesa de aperitivos saudáveis. Lanches populares para festas casuais incluem salgadinhos, sanduíches, docinhos e outros petiscos saborosos. Quanto mais variedade você tiver, mais chances terá de agradar a todos os paladares. No entanto, se você está comprando com orçamento limitado, não se sinta obrigado a servir muita coisa. Se você quer economizar e tem tempo livre, pode fazer petiscos caseiros.

Não se esqueça das bebidas também! Ter uma boa seleção de água, refrigerantes e bebidas alcoólicas vai garantir que todos fiquem satisfeitos. Certifique-se de colocar as bebidas em uma mesa separada com muitos copos, guardanapos e gelo para que as pessoas possam se servir.

11. Pense em algumas ideias de entretenimento

Como cada festa tem vida própria, você precisa pensar em alguns métodos diferentes para entreter seus convidados de uma forma que corresponda à atmosfera da festa. Embora a maioria das pessoas fique feliz em comer e socializar, é sempre bom ter alguma coisa preparada. 

A boa notícia é que não faltam opções para entreter seus convidados. Vocês podem dançar, jogar ou cantar. O Pinterest vai ser o seu melhor amigo. Não importa a idade dos seus convidados, no site você vai encontrar jogos, decorações “faça você mesmo” (DIY), e atividades que vão combinar com o seu tema e vão animar a sua festa!

12. Faça uma playlist 

Mulher escutando música

A música é um dos elementos principais de uma festa, mas não precisa ser  uma escolha complicada. Combine sua seleção musical com seu orçamento e estilo. Para festas mais simples, conecte seu computador a  uma caixa de som e crie uma lista de reprodução. Antes da sua festa, reserve um tempo para se sentar e criar sua lista de reprodução perfeita. 

Plataformas de streaming como Pandora, Spotify e YouTube permitem que você selecione suas músicas favoritas. Se você não for um membro premium, é melhor começar uma avaliação gratuita da assinatura para garantir que sua festa não seja interrompida por anúncios irritantes. Para festas maiores, como casamentos, por exemplo, considere música ao vivo. Estudantes de música são uma boa fonte de entretenimento, de qualidade e acessível.

13. Carregue sua câmera ou celular

Imagine não conseguir captar os melhores momentos da sua festa? Carregar totalmente a sua câmera fotográfica no dia anterior e verificar se você tem espaço suficiente no seu cartão de memória garantirá que isso não aconteça. Caso você prefira fotografar com o seu celular (se você tem um aparelho com uma câmera muito boa), certifique-se de carregar o telefone algumas horas antes da festa. 

14. Planeje tudo com o máximo de antecedência possível

Quanto mais você fizer antes do dia da sua festa, menos estressado(a) você estará na hora do evento. Se a festa for na sua casa, por exemplo, você pode colocar as decorações, organizar as mesas e outros equipamentos bem antes do dia. Você pode perceber, ao fazer isso, que deseja reorganizar seus móveis para ter mais espaço ou que falta algum utensílio para o seu bar. A única coisa que você deve deixar para fazer no dia da festa é encher os balões de hélio.

15. Mantenha as coisas simples para que você possa se divertir

Muitas vezes as festas são divertidas para os convidados, mas o anfitrião acaba sofrendo. Isso acontece porque colocamos muita pressão sobre nós mesmos para que tudo saia impecável. Com isso em mente, é importante ser realista sobre os planos da festa. Já que você está investindo tempo e recursos valiosos neste evento, você deve se tratar como um convidado. Se você sentir que está ficando sobrecarregado com todos os detalhes, pode dar alguns passos para trás para não se sentir estressado durante todo o evento.

As festas são uma maneira generosa de mostrar às pessoas que você gosta que você se importa em comemorar com eles. Embora seja ótimo agradar seus amigos e familiares, isso não deve custar sua própria felicidade. Não importa quanto grande ou pequena sua festa seja, todos ficarão gratos pelo convite. Faça o seu melhor e certifique-se de que também se pode divertir.

SE O PLANEJAMENTO FOR DIVERTIDO, SUA FESTA SERÁ DIVERTIDA

Quando você se diverte planejando, os resultados refletem sua alegria. A parte mais importante de organizar uma comemoração é garantir que você passe bons momentos com as pessoas que ama.

Com essas 15 dicas de planejamento para festas, você poderá organizar uma festa incrível! Visite a loja da Bello Festas para comprar tudo o que você precisa para sua festa! Ou fique no nosso blog para ter ainda mais ideias para as suas comemorações! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.