Festa infantil: como calcular quanta comida e bebida você precisa?

comida festa infantil

É difícil saber o que servir e a quantidade de comida e bebida que é necessária para uma festa infantil. Se você não tem certeza do quê e quanto oferecer ao planejar a comemoração de uma criança, então você não está sozinho. Saiba como calcular a quantidade certa e evite que falte ou sobre muita coisa. Para acertar as porções, considere sempre o número de convidados, a faixa etária, a duração do evento, o cardápio, entre outros fatores. 

As crianças comem quantidades diferentes. Isso geralmente depende da idade, mas também pode ser afetado pelo gênero, o que já comeram, o quão ativos são, o que estão acostumados a comer e até mesmo o seu humor naquele dia. Como você não pode prever tudo, é melhor concentrar seus cálculos em quantas crianças estarão na festa e suas idades.

Algumas crianças são muito exigentes, algumas comem de tudo e outras quase nada. Outro ponto importante é lembrar que algumas crianças tem restrições alimentares e alergias, então sempre é interessante oferecer frutas e outras opções para dietas sem glúten ou vegetarianas. Com isso em mente, a melhor aposta é sempre oferecer uma seleção de itens para que elas mesmo escolham. Mantenha seu menu simples. 

Confirme a presença dos seus convidados 

A chave para fazer um bom planejamento é ter certeza de receber as confirmações de presenças (RSVP) pelo menos uma semana antes da festa. Saber quais convidados vão comparecer definitivamente ajuda a resolver o problema das quantidades. Existem algumas calculadoras que podem te ajudar a saber as quantidades de comida e bebida necessárias. 

As calculadoras de festa

Existem algumas opções de calculadoras para festas que irão te ajudar a decidir o que você precisa. Entre as mais interessantes disponíveis estão a Calculadora de Festas da GNT, que te permite calcular a quantidade de comida, bebidas, doces e brindes de acordo com o número de convidados adultos e crianças. Acesse a Calculadora GNT clicando aqui. 

Outro site muito útil é o Calculadora de Festa. Nele é possível calcular a quantidade de comida e definir o cardápio de acordo com a duração da sua festa. Primeiro você precisa definir o número de crianças e adultos, local, tipo, decoração, buffet. Em seguida, você só precisa selecionar os itens a serem servidos. O site calcula para você até a quantidade de descartáveis que você vai precisar na sua festa! Acesse o site Calculadora de Festa clicando aqui. 

Como definir seu menu:

  • Veja quantas crianças confirmaram presença na festa.
  • Saiba se vão vir adultos. Muitas vezes os pais só levam e vão buscar, mas quando as crianças são muito pequenas ou quando os pais são amigos entre si, pode acontecer da festa incluir adultos. Isso muda toda a conta.
  • Defina o horário escolhido para a festa.
  • Estabeleça um tempo de duração da festa. Normalmente uma festa infantil dura entre 4 e 5 horas.
  • Defina que tipo de festa vai ser. Pode ser desde a clássica festa infantil à tarde, até um almoço ou um churrasco.

Após saber estas informações já é possível calcular a quantidade de comida necessária para deixar todos satisfeitos e evitar desperdícios.

Mas, afinal, quanto come uma criança?

* Para um adulto, considere as quantidades que valem para 2 crianças.

É importante notar que a quantidade de comida é baseada em uma clássica festa infantil à tarde com duração de 5 horas. Ou seja, uma festa onde a refeição principal não está sendo servida. Se você estiver servindo uma refeição principal, é possível facilmente cortar essas quantidades de alimentos pela metade, porém manter a quantidade de bebidas ou até aumentá-las.

A importância de usar produtos descartáveis na sua festa

Crianças correm com pratos e copos na mão. Para evitar que alguém se machuque, a melhor solução para festa infantil é manter as crianças seguras com pratos, canudos, talheres e copos descartáveis. Assim, você garante a diversão sem ter o risco de acidentes. 

(veja várias opções de produtos descartáveis para a sua festa clicando aqui).

Além disso, os descartáveis podem ser ótimos para ajudar na decoração. Você pode usar desde itens coloridos que combinem com seu tema, até itens que também sejam temáticos.  Existem muitas opções para deixar a sua festa linda!

De quantos descartáveis eu vou precisar?

Na hora de calcular os pratos, talheres, copos e canudos da sua festa é importante já saber quantos convidados vão e o que você vai servir. Com a lista de tudo o que você quer servir, fica mais fácil saber quais os tamanhos de pratos que serão os mais interessantes, e se você precisa de mais colheres do que garfos, por exemplo. Da mesma forma, a quantidade de pessoas é fundamental para o cálculo de descartáveis.

A conta é muito simples: três descartáveis de cada item por convidado. Ou seja, se você tiver 10 convidados, vai precisar de 30 copos, 30 pratos, 30 colheres, 30 garfos, 30 facas e 30 canudos. Assim, você garante que terá como substituir caso algum garfinho ou copo se quebre, ou caso chegue mais algum convidado que não tenha confirmado a sua presença ou aconteça alguma outra situação parecida. Imprevistos sempre podem acontecer.

Deixe sempre uma margem de folga, principalmente em uma festa infantil. Crianças costumam usar mais copos, ter menos cuidado com os talheres, esquecer onde deixaram seus pratinhos, etc. Com essas dicas ficará simples fazer o cálculo de quantos descartáveis você vai precisar para a sua festa infantil, evitando que para falta o necessário para seus convidados ou que você compre além do que precisa! 

PRATOS DE VÁRIOS TAMANHOS, COPOS, TALHERES E OUTROS TIPOS DE DESCARTÁVEIS VOCÊ ENCONTRA CLICANDO AQUI

Sacolinhas de surpresa

Oferecer um presente para seus convidados levarem para casa faz parte da magia das festas infantis, e é muito simples de montar. Você pode comprar saquinhos plásticos e enchê-los com doces e brinquedos “surpresa”.  Pode ser um  saquinho mais sofisticado com desenhos temáticos ou até um saquinho de celofane amarrado com fitas. O importante é que esteja cheio de coisas interessantes. Itens que fazem a alegria das crianças: balas, chocolates, pirulitos, chicletes, bolhas de sabão, mini bloquinhos com desenhos para colorir, giz de cera, pião, apito, pipoca doce, etc. Procure distribuir as lembrancinhas somente no final da festa. Você pode, por exemplo, fazer um cantinho das lembrancinhas e deixar todas as sacolinhas nele.

Agora você já sabe como calcular a quantidade de comida e bebida para a sua festa infantil! Visite a loja da Bello Festas para comprar tudo o que você precisa para sua festa ou fique no nosso blog para ter ainda mais ideias para as suas comemorações! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *